Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Sobre o Campus
Início do conteúdo da página

Sobre o Campus

publicado 04/05/2015 18h30 | última modificação 09/07/2015 22h01

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Barra do Corda integra a fase III do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), e sua autorização de funcionamento data de 21 de setembro de 2010, através da Portaria Ministerial nº 1.170. A unidade de ensino iniciou suas atividades letivas no ano seguinte, e a partir de 2013 marcou presença em diversos municípios da Região Central.

Com uma população de aproximadamente 85 mil habitantes, o município Barra do Corda possui uma área de 7.962,428 km2. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) local é de 0,639, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Do ponto de vista econômico, a cidade concentra arranjos produtivos focados nos setores agrícola de leguminosas, cereais e oleaginosas.  O IFMA tem demanda assegurada por estudantes do próprio município de Barra do Corda e das cidades vizinhas de Itaipava do Grajaú, Fernando Falcão, Tuntum, Grajaú, São Raimundo do Doca Bezerra, Jenipapo dos Vieiras, Dom Pedro e Presidente Dutra.

Com a instituição das chamadas Unidades Remotas, passou a oferecer cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). A oferta de cursos foi ampliada para os Povoados de São José e Santa Fé, na zona rural de Barra do Corda, os quais foram contemplados com os cursos de Agricultor Familiar e Agricultor Orgânico, respectivamente.

Fim do conteúdo da página