Página Inicial > Notícias > Professor do IFMA cria canal no YouTube com aulas de Matemática

Professor do IFMA cria canal no YouTube com aulas de Matemática

Gilberto Teixeira, do Campus Barra do Corda, ministra na plataforma aulas gratuitas para estudantes e concurseiros.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 08/03/2021 12h15
  • última modificação 08/03/2021 12h15

“Professor, o senhor deveria ter um canal no YouTube”. “Já pensou em criar um canal no YouTube, professor?”. Frases como essas ditas pelos estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Barra do Corda foram o incentivo para o professor Gilberto Teixeira começar a gravar conteúdos de Matemática em vídeo e criar um canal no YouTube – O Prof Tá On com Gilberto Teixeira. O canal, cujo nome também foi sugerido pelos alunos, já conta com mais de 200 inscritos e oferece conteúdo gratuito a estudantes de todos os níveis e concurseiros que utilizam a ferramenta como fonte de estudos.

Gilberto Teixeira diz que, mesmo tendo uma habilidade prévia na utilização das ferramentas virtuais, participou das formações ofertadas pelo IFMA (Campus São Luís – Monte Castelo), como o curso “Ferramentas Informáticas para Aprendizagem Remota”, que possibilitaram ampliar esses conhecimentos.

O professor grava as aulas em casa, utilizando a câmera do celular, um softbox caseiro, um microfone, uma mesa digitalizadora – essencial para a área de Ciências da Natureza – e alguns softwares para construção e edição. “Eu mesmo gravo e edito as aulas – é laborioso, porém, gratificante pelo reconhecimento auferido”, contou. Ele também explica que decidiu utilizar o YouTube devido ao limite na quantidade de participantes nas outras plataformas gratuitas. “Prender a atenção dos estudantes, que estão cada vez mais conectados, não tem sido uma tarefa fácil para nós educadores e, esse cenário de distanciamento social é muito propício para tornar o uso dos recursos tecnológicos, como o YouTube e o Instagram (@ProfGilbertoTeixeira) – que utilizo para divulgar o canal, informar e interagir com esse público – um aliado em nossas aulas”, destacou. As videoaulas são organizadas em playlists de conteúdos afins – o que facilita os estudos – e as dúvidas que surgirem podem ser enviadas tanto pelos comentários nos vídeos do YouTube como pelo “direct” do Instagram.

O Professor Gilberto Teixeira pede aos estudantes que se inscrevam, curtam os vídeos e compartilhem o link do canal, para que as aulas alcancem o maior número de estudantes interessados. “Quer aprender Matemática? Chega junto! Você não tá largado, pois O PROF TÁ ON!”, destacou sorrindo.

Acesse o canal O Prof Tá On no YouTube