Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus Barra do Corda estreia programa de TV
Início do conteúdo da página Notícias

Campus Barra do Corda estreia programa de TV

Programa “IFMA Acontece” será exibido semanalmente na TV Santa Clara, com a divulgação das ações do campus.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 02/02/2021 11h32
  • última modificação 02/02/2021 11h32

O dia 30 de janeiro marcou a estreia do programa IFMA Acontece, idealizado e produzido pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Barra do Corda, em parceria com a TV Santa Clara, da Rede Nazaré de Televisão, administrada pela Paróquia Santa Cruz. O objetivo do programa é divulgar as ações de ensino, pesquisa e extensão do Instituto, a fim de aproximar ainda mais o IFMA da sociedade barra-cordense.

O primeiro episódio teve como foco principal o Seletivo dos cursos técnicos para o ingresso de alunos em 2021, cujas inscrições vão até a próxima sexta-feira (05). A diretora-geral do campus, Marinete Moura, falou sobre o formato adotado nesta edição – o sorteio eletrônico público – além de apresentar os cursos técnicos ofertados pela unidade; em seguida, o chefe do Departamento de Registro e Controle Acadêmico, Cleilton Meneses, fez explicações acerca do sistema de cotas e sobre as dúvidas frequentes que envolvem o certame.

A Coordenadoria de Assuntos Estudantis participou do programa, iniciando pela fala da assistente social Ana Karina França, que apresentou a Política de Assistência Estudantil e, em seguida, a psicóloga Larissa Horácio explicou como funciona a atenção psicológica na instituição. Já a enfermeira Danielle Priscila Oliveira explicou as atribuições e ações do setor médico dentro do Campus Barra do Corda.

A professora Luciana Helena falou dos projetos de ensino realizado na instituição, dando ênfase ao “Cine Humanas”, projeto que envolve todas as turmas, cuja metodologia envolve a exibição de filmes e a realização de debates de temas abordados e a produção de redação por parte dos alunos. Luciana mencionou ainda a coincidência da última exibição do Cine Humanas, com a proposta de produção de um texto sobre Saúde Mental, o mesmo tema da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O professor Evandro Barros (engenheiro ambiental, docente de Segurança do Trabalho e chefe do Departamento de Extensão e Relações Institucionais – DERI) explicou as ações do setor, falou sobre o perfil dos egressos dos cursos de Edificações e de Meio Ambiente, bem como as oportunidades que esses cursos possibilitam no mundo do trabalho.

O professor Josué Felipe Maia (docente de Sociologia e chefe do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação), apresentador do programa, na oportunidade falou sobre os projetos de pesquisa, a Fábrica de Inovação em implementação no Campus Barra do Corda, entre outros temas relacionados a este departamento.

Na sequência, o professor Carlos Eduardo (docente de História e diretor de Desenvolvimento Educacional), entre outros conteúdos, fez um relato de experiências sobre sua participação como orientador e do aluno-pesquisador em Congresso Nacional de Pesquisa para apresentar projetos de iniciação científica.

Houve também a participação da acadêmica Bruna Jansen, aluna do Bacharelado em Administração, que também cursou o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional no IFMA Campus Barra do Corda. Ela contou sua experiência discente na instituição, contribuindo significativamente com o sucesso do Programa IFMA Acontece, em seu momento de estreia.

O Programa IFMA Acontece foi encerrado pela professora Marinete Moura, que fez os agradecimentos a todos que participaram do programa, explicou que este será semanal e que apresentará temas relacionados com a educação, a cultura e a conteúdos que dialoguem com o desenvolvimento de Barra do Corda e região, além de divulgar as ações de ensino, pesquisa e extensão do IFMA Campus Barra do Corda. “Encerraremos nosso primeiro programa com depoimentos em vídeos daqueles que são a razão de ser de nossa instituição: os nossos alunos”, pontuou a diretora-geral do campus. Após a fala de encerramento do professor Josué com o slogan do Campus Barra do Corda – “Vem pro IFMA! Os grandes sonhos começam aqui!” –, o Programa IFMA Acontece foi encerrado com os vídeos dos alunos Lukas Sousa e Felipe Arruda que falaram de sua experiência discente no IFMA Campus Barra do Corda.

Fim do conteúdo da página