Página Inicial > Notícias > Campus Barra do Corda estreia programa de TV

Campus Barra do Corda estreia programa de TV

Programa “IFMA Acontece” será exibido semanalmente na TV Santa Clara, com a divulgação das ações do campus.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 02/02/2021 11h32
  • última modificação 02/02/2021 11h32

O dia 30 de janeiro marcou a estreia do programa IFMA Acontece, idealizado e produzido pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Barra do Corda, em parceria com a TV Santa Clara, da Rede Nazaré de Televisão, administrada pela Paróquia Santa Cruz. O objetivo do programa é divulgar as ações de ensino, pesquisa e extensão do Instituto, a fim de aproximar ainda mais o IFMA da sociedade barra-cordense.

O primeiro episódio teve como foco principal o Seletivo dos cursos técnicos para o ingresso de alunos em 2021, cujas inscrições vão até a próxima sexta-feira (05). A diretora-geral do campus, Marinete Moura, falou sobre o formato adotado nesta edição – o sorteio eletrônico público – além de apresentar os cursos técnicos ofertados pela unidade; em seguida, o chefe do Departamento de Registro e Controle Acadêmico, Cleilton Meneses, fez explicações acerca do sistema de cotas e sobre as dúvidas frequentes que envolvem o certame.

A Coordenadoria de Assuntos Estudantis participou do programa, iniciando pela fala da assistente social Ana Karina França, que apresentou a Política de Assistência Estudantil e, em seguida, a psicóloga Larissa Horácio explicou como funciona a atenção psicológica na instituição. Já a enfermeira Danielle Priscila Oliveira explicou as atribuições e ações do setor médico dentro do Campus Barra do Corda.

A professora Luciana Helena falou dos projetos de ensino realizado na instituição, dando ênfase ao “Cine Humanas”, projeto que envolve todas as turmas, cuja metodologia envolve a exibição de filmes e a realização de debates de temas abordados e a produção de redação por parte dos alunos. Luciana mencionou ainda a coincidência da última exibição do Cine Humanas, com a proposta de produção de um texto sobre Saúde Mental, o mesmo tema da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O professor Evandro Barros (engenheiro ambiental, docente de Segurança do Trabalho e chefe do Departamento de Extensão e Relações Institucionais – DERI) explicou as ações do setor, falou sobre o perfil dos egressos dos cursos de Edificações e de Meio Ambiente, bem como as oportunidades que esses cursos possibilitam no mundo do trabalho.

O professor Josué Felipe Maia (docente de Sociologia e chefe do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação), apresentador do programa, na oportunidade falou sobre os projetos de pesquisa, a Fábrica de Inovação em implementação no Campus Barra do Corda, entre outros temas relacionados a este departamento.

Na sequência, o professor Carlos Eduardo (docente de História e diretor de Desenvolvimento Educacional), entre outros conteúdos, fez um relato de experiências sobre sua participação como orientador e do aluno-pesquisador em Congresso Nacional de Pesquisa para apresentar projetos de iniciação científica.

Houve também a participação da acadêmica Bruna Jansen, aluna do Bacharelado em Administração, que também cursou o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional no IFMA Campus Barra do Corda. Ela contou sua experiência discente na instituição, contribuindo significativamente com o sucesso do Programa IFMA Acontece, em seu momento de estreia.

O Programa IFMA Acontece foi encerrado pela professora Marinete Moura, que fez os agradecimentos a todos que participaram do programa, explicou que este será semanal e que apresentará temas relacionados com a educação, a cultura e a conteúdos que dialoguem com o desenvolvimento de Barra do Corda e região, além de divulgar as ações de ensino, pesquisa e extensão do IFMA Campus Barra do Corda. “Encerraremos nosso primeiro programa com depoimentos em vídeos daqueles que são a razão de ser de nossa instituição: os nossos alunos”, pontuou a diretora-geral do campus. Após a fala de encerramento do professor Josué com o slogan do Campus Barra do Corda – “Vem pro IFMA! Os grandes sonhos começam aqui!” –, o Programa IFMA Acontece foi encerrado com os vídeos dos alunos Lukas Sousa e Felipe Arruda que falaram de sua experiência discente no IFMA Campus Barra do Corda.