Página Inicial > Notícias > Notícia do Portal > Enfrentamento à Covid-19: Campus Barra do Corda doa dispensers às escolas do município

O pedal dos dispositivos aciona o álcool em gel sem o uso das mãos, o que aumenta a higienização no local
  • publicado 05/10/2020 18h01
  • última modificação 05/10/2020 18h01

Na sexta-feira (2), os professores do Curso Técnico em Edificações do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Barra do Corda entregaram 20 (vinte) dispensers de pedal de álcool em gel às escolas U.I. Isabel Cafeteira, U.I. José Araújo Bezerra e U.I. Santo Antônio, localizadas no entorno do campus.

Da esq. pra direita: o professor Vagner Moreira, a diretora-geral Marinete Moura e o professor Renato Sousa

Os dispensers entregues são produtos para higienização das mãos com materiais de baixo custo, como tubos e conexões de PVC, e fazem parte do projeto de extensão “Medidas de enfrentamento à COVID-19: produção de dispensers de pedal para álcool em gel”, financiado pelo aditivo ao Edital n° 1/2020 da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Institucionais do IFMA, que regulamenta o apoio financeiro a ações para prevenção e enfrentamento à COVID-19.

Dispensers produzidos no Campus Barra do Corda

Segundo o coordenador do projeto, Renato Sousa, a escolha das escolas se deu por conta da grande quantidade de alunos e a variação de faixas etárias que elas atendem: do ensino infantil à Educação de Jovens e Adultos. O professor acrescenta, ainda, que os dispensers são de grande eficiência na prevenção à COVID-19 por eliminarem o uso das mãos para acionar o dispositivo e ter acesso ao álcool, tornando-se muito mais higiênico em um local de grande movimentação.

A equipe da U.I. José Araújo Bezerra, o secretário de Educação, Odair Maciel, e os professores Renato Sousa e Vagner Moreira

A diretora da U.I. José Araújo Bezerra, Luzinélie Ribeiro, comemorou o suporte do IFMA e já distribuiu os dispensers pela sua instituição, que está atuando na entrega e recebimento de atividades impressas para seus alunos desde o mês de abril. Além dela, os diretores Fernando Gonçalves, da U.I. Santo Antônio, e Rosenir Maciel, da U.I. Isabel Cafeteira, demonstraram-se interessados em uma capacitação para suas equipes e em uma maior parceria com o campus Barra do Corda para desenvolvimento de mais produtos.

Na foto, o secretário de Educação, Odair Maciel, a equipe da escola U.I. Santo Antônio e os professores Vagner Moreira e Renato Sousa

A concepção e produção dos dispositivos foi realizada pelos professores Renato de Sousa Santos, Sebastião Ricardo Coelho Fonseca, Thays Silva Baldez e Vagner de Almeida Moreira, do eixo de infraestrutura da instituição. A entrega foi acompanhada pela diretora-geral do Campus Barra do Corda, Marinete Moura, e pelo secretário de Educação do município, Odair Maciel.

Na foto, o secretário de Educação, Odair Maciel, a equipe da escola U.I. Isabel Cafeteira e os professores Vagner Moreira e Renato Sousa