Página Inicial > Notícias > Campus Barra do Corda realiza 3ª edição do Calvário Cultural

Campus Barra do Corda realiza 3ª edição do Calvário Cultural

A programação contou apresentações culturais, além da exposição e venda de produtos dos empreendedores locais.
  • publicado 26/12/2019 10h49
  • última modificação 26/12/2019 10h49

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Barra do Corda realizou, no último dia 15 de dezembro, a culminância terceira edição do Projeto Calvário Cultural. A noite promoveu empreendedorismo e uma programação cultural em frente à Igreja de Nossa Senhora (Igreja do Calvário), localizada no Morro do Calvário – ponto turístico da cidade de Barra do Corda.

Foi um evento lucrativo para empreendedores locais, que levaram os seus produtos para exposição e venda. O público presente teve a oportunidade de apreciar a confecção artesanal para recém-nascidos, artesanatos produzidos por pessoas privadas de liberdade na penitenciária local, bijuterias, obras da literatura cordina, toalhas e guardanapos customizados, artes e lembrancinhas, ateliês com produtos de bordados, crochês, além de produtos da culinária barra-cordense.

Ao longo da realização do projeto, os empreendedores passaram por vários momentos de capacitação, com formações na área de empreendedorismo, marketing e conhecimentos locais que incluíram história e cultura da cidade de Barra do Corda.

A programação cultural contou com a apresentação da quadrilha junina Papeleiros, do grupo de pagode “Deixa de Molecagem”, além do Grupo de Dança do IFMA Barra do Corda, do Coral Cantantes do IFMA, declamação de poesias, apresentação de Carimbó, entre outras atrações.

O Projeto Calvário Cultural é realizado sob a coordenação da professora de Contabilidade Mayana Diniz, com a colaboração das professoras Luciana Helena da Silva e Marinete Moura Lobo, além dos alunos do Curso de Bacharelado em Administração. A iniciativa conta também com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura, do SEBRAE e da Paróquia Santa Cruz.

Segundo a diretora do IFMA Campus Barra do Corda, a professora Marinete Lobo, é importante que o Instituto participe das ações de desenvolvimento da cultura e do empreendedorismo locais. “Projetos como o Calvário Cultural cumprem a missão de aproximar o IFMA da população, e o protagonismo dos alunos de Administração traz para o projeto a excelência de uma atividade de extensão com a marca IFMA. Nesta terceira edição do Calvário Cultural, o projeto conseguiu atrair mais empreendedores, trazendo um desafio muito grande para que, em 2020, o Calvário Cultural seja ainda melhor”, comenta.

registrado em: