Página Inicial > Notícias > Campus realiza oitava edição do Arraial Junino

Campus realiza oitava edição do Arraial Junino

O objetivo foi valorizar a festa tradicional de São João e as influências dos diversos povos
  • Ascom, com informações do campus
  • publicado 26/06/2019 12h02
  • última modificação 26/06/2019 12h02

O Instituto Federal do Maranhão – Campus Barra do Corda – realizou, no último dia 19 de junho, a oitava edição do arraial junino, com a temática Arraial do IFMA: viajando pelas cidades históricas do Nordeste. O objetivo foi resgatar e valorizar a festa tradicional de São João e as influências dos diversos povos, possibilitando o desenvolvimento de estratégias balizadoras dos conhecimentos, mediante o tratamento da informação. O evento enfatizou ainda os jogos e brincadeiras típicas dessa festa.

Na programação, a presença do protagonismo dos alunos do Campus Barra do Corda, os quais apresentaram quadrilhas, em danças country e em peça teatral que conta a história de Catirina e de Pai Francisco, trazendo a origem do bumba-meu-boi e a tradição junina do Maranhão. A apresentação – considerada um dos pontos altos do Arraial do IFMA barra-cordense – foi organizada pela professora Camila Ferreira.

Segundo os organizadores, a quadrilha do IFMA-Campus Barra do Corda- reuniu alunos de diversas turmas. Foi planejada pela professora Maria Anuzia Duarte, de Geografia, Vinícius Puça, técnico em Tecnologia da Informação, e pelo estudante Felipe Arruda. “Muito aplaudida pela plateia, num convite animado para todos caírem no festejo junino”.

Outro momento que motivou participação do público foi o concurso de forró, onde sete casais concorreram mostrando suas performances. A Banca Julgadora contou com a participação de autoridades locais que prestigiaram o evento, entre elas, o promotor de Justiça, Edilson Santana, o Secretário de Administração, Renilton Queirós e o professor Odair José Maciel, secretário de Educação.

A dança country, apresentada por alunos do curso de Edificações (forma integrada), fechou a programação do evento, já visto como uma atividade permanente do calendário acadêmico do campus.

Outras atrações

A quadrilha junina Papeleira, tradicional barra-cordense, também participou da programação. Marcou presença, o grupo de dança Meninas da Barra, sob a coordenação da professora Gisele Pacheco, que apresentou uma dança árabe em meio às atividades culturais da noite.

Enquanto isso, as barracas de bebidas e comidas típicas das festas juninas, organizadas pelos alunos, vendiam seus produtos. No cardápio, chá-de-burro (mingua de milho), Maria Isabel de carne seca, Maria Isabel de Galinha, caldos (de carne e de frango), paçoca, farofa de carne seca, feijão tropeiro, doces variados, bolos e salgados, galinha caipira, refrigerantes, sucos e água de coco. As barracas de jogos e de brincadeira davam um colorido especial à programação da noite.

A oitava edição dos Arraial Junino do IFMA-Campus Barra do Corda, foi organizada por professores e pela Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE). À frente da organização, a professora Anuzia Duarte e a Assistente Social Ana Karina, com a colaboração dos professores e técnicos administrativos. A apresentação do Arraial ficou por conta dos professores Josué Maia e Lenir Sousa, com auxílio dos diretores Marinete Moura Lobo (Geral) Carlos Eduardo Penha Everton (Desenvolvimento Educacional) e Antônio Vitor Ribeiro (Administração e Planejamento), que fizeram a abertura e o encerramento oficial da festa. “Fica o desafio de superar o sucesso do Arraial do IFMA-Campus Barra do Corda em 2019 e continuar a tradição deste evento, que cada ano é realizado com muito êxito”, avaliaram.

registrado em: