Página Inicial > Notícias > Cerimônia marca posse do Conselho Diretor do Campus

Cerimônia marca posse do Conselho Diretor do Campus

Representantes de diversos segmentos vão atuar em caráter consultivo e deliberativo sobre questões da unidade de educação
  • publicado 05/06/2019 11h18
  • última modificação 05/06/2019 11h19

Com a participação da alta gestão do IFMA, além de dirigentes de diversos campi e convidados externos, a instalação e posse do Conselho Diretor do Campus Barra do Corda ocorreu na tarde do dia 17 de maio (sexta-feira), no auditório daquela unidade de educação. De caráter consultivo e deliberativo e com atuação prevista em regulamento próprio, o órgão é composto por representantes de segmentos variados, e suas ações abrangem diferentes áreas (acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar).

“Só temos de nos sentir fortalecidos com essas nuances e contribuições [em vista da composição multisetorial do Conselho], que elevam nossa participação cada vez mais forte em dizer para a sociedade maranhense que o IFMA é um projeto consolidado”, disse o reitor Roberto Brandão, durante a cerimônia de posse, que ocorreu após o encerramento da reunião ordinária do Colégio de Dirigentes no Campus Barra do Corda. Na ocasião, o colegiado discutiu o posicionamento institucional a ser adotado no cenário de contingenciamento de recursos pelo Ministério da Educação (MEC).

Para a diretora-geral do Campus Barra do Corda, Marinete Moura, a legislação referente à gestão educacional participativa é mais efetiva a partir de uma instância com força consultiva e deliberativa, como é o CONDIR. Sobre o papel dos conselheiros, a gestora ressaltou que sua responsabilidade e comprometimento social contribuem para o desenvolvimento regional, no alcance das atividades do Instituto. “Nós nos sentimos mais leves, porque a partir daqui nossa responsabilidade será formalmente compartilhada. Vamos trabalhar juntos”, disse Marinete Moura, apontando para a posição de destaque da instituição no cenário educacional da região e do Estado, nos níveis de ensino médio e superior.

O gestor da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Barra do Corda, Odair Maciel, destacou o êxito da parceria entre a administração barra-cordense e o Instituto, com perspectivas de continuidade e ampliação das ações participativas na definição das políticas públicas educacionais da cidade. Sobre o CONDIR, o gestor avaliou que a agenda dos conselheiros envolverá diversas ações voltadas para o desenvolvimento escolar.

Convidado para compor a mesa, o líder indígena Osvaldo Amorim Guajajara enfatizou que a região maranhense no entorno de Barra do Corda possui uma forte presença de povos originários detentores de conhecimentos tradicionais, e que o Campus do IFMA assume o compromisso social com o protagonismo indígena para que exerçam o processo educativo em suas comunidades. “Não existe desenvolvimento social em qualquer sociedade do mundo se não for por meio da educação”, disse o cacique da Aldeia Santa Maria, posto que assumiu após o falecimento da mãe. Aluno egresso do IFMA, Osvaldo Amorim Guajajara é técnico em Agropecuária formado pela Escola Agrotécnica de São Luís, transformada no Campus Maracanã com a criação dos institutos federais. Ele argumentou que a educação tem também o papel de fortalecer a cidadania e as relações sociais, e ponderou que o índice de analfabetismo nas populações indígenas é ainda elevado, apesar de séculos de aculturação pelos colonizadores. Osvaldo Amorim encerrou o discurso manifestando apoio ao projeto empreendedor do Instituto e às ações e encaminhamentos frente aos cortes orçamentários na instância ministerial.

Sobre a declaração do cacique, Roberto Brandão avaliou que expressam a importância do IFMA não apenas para as populações indígenas alcançadas pelas atividades da instituição, mas diversas outras comunidades, como quilombolas e trabalhadores rurais, além de segmentos presentes nas concentrações urbanas. “Há uma incorporação de ações e programas que faz da inclusão social um dos nossos pontos”, disse o reitor, chamando a atenção para a educação para a cidadania oferecida pelo Instituto.

Conselho

Em cada unidade descentralizada do IFMA, o CONDIR integra a estrutura básica dos campi e campi avançados, conforme regimento interno disposto pela Resolução n° 124/2018 do Conselho Superior (CONSUP), constituindo um dos órgãos colegiados comuns às unidades (os demais são o Colegiado de Curso e os Conselhos de Classe). O CONDIR é presidido pelo diretor-geral da unidade (membro nato), e os demais membros são eleitos para mandato de dois anos pelos pares de diferentes segmentos (técnicos-administrativos, professores e estudantes). Além destes segmentos, os conselheiros advêm de outras representações: gestão local dos municípios com presença de campi ou campi avançados; Reitoria; estudantes egressos; sociedade civil; e sindicatos.

Conselho Diretor do Campus IFMA Barra do Corda

(Conselheiros empossados)

– Marinete Moura da Silva Lobo (diretora-geral)

– Teresa Cristina Sousa Monteiro (representante suplente da Reitoria)