Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Cerimônia marca posse do Conselho Diretor do Campus
Início do conteúdo da página Notícias

Cerimônia marca posse do Conselho Diretor do Campus

Representantes de diversos segmentos vão atuar em caráter consultivo e deliberativo sobre questões da unidade de educação
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 05/06/2019 11h18
  • última modificação 05/06/2019 11h19

Com a participação da alta gestão do IFMA, além de dirigentes de diversos campi e convidados externos, a instalação e posse do Conselho Diretor do Campus Barra do Corda ocorreu na tarde do dia 17 de maio (sexta-feira), no auditório daquela unidade de educação. De caráter consultivo e deliberativo e com atuação prevista em regulamento próprio, o órgão é composto por representantes de segmentos variados, e suas ações abrangem diferentes áreas (acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar).

“Só temos de nos sentir fortalecidos com essas nuances e contribuições [em vista da composição multisetorial do Conselho], que elevam nossa participação cada vez mais forte em dizer para a sociedade maranhense que o IFMA é um projeto consolidado”, disse o reitor Roberto Brandão, durante a cerimônia de posse, que ocorreu após o encerramento da reunião ordinária do Colégio de Dirigentes no Campus Barra do Corda. Na ocasião, o colegiado discutiu o posicionamento institucional a ser adotado no cenário de contingenciamento de recursos pelo Ministério da Educação (MEC).

Para a diretora-geral do Campus Barra do Corda, Marinete Moura, a legislação referente à gestão educacional participativa é mais efetiva a partir de uma instância com força consultiva e deliberativa, como é o CONDIR. Sobre o papel dos conselheiros, a gestora ressaltou que sua responsabilidade e comprometimento social contribuem para o desenvolvimento regional, no alcance das atividades do Instituto. “Nós nos sentimos mais leves, porque a partir daqui nossa responsabilidade será formalmente compartilhada. Vamos trabalhar juntos”, disse Marinete Moura, apontando para a posição de destaque da instituição no cenário educacional da região e do Estado, nos níveis de ensino médio e superior.

O gestor da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Barra do Corda, Odair Maciel, destacou o êxito da parceria entre a administração barra-cordense e o Instituto, com perspectivas de continuidade e ampliação das ações participativas na definição das políticas públicas educacionais da cidade. Sobre o CONDIR, o gestor avaliou que a agenda dos conselheiros envolverá diversas ações voltadas para o desenvolvimento escolar.

Convidado para compor a mesa, o líder indígena Osvaldo Amorim Guajajara enfatizou que a região maranhense no entorno de Barra do Corda possui uma forte presença de povos originários detentores de conhecimentos tradicionais, e que o Campus do IFMA assume o compromisso social com o protagonismo indígena para que exerçam o processo educativo em suas comunidades. “Não existe desenvolvimento social em qualquer sociedade do mundo se não for por meio da educação”, disse o cacique da Aldeia Santa Maria, posto que assumiu após o falecimento da mãe. Aluno egresso do IFMA, Osvaldo Amorim Guajajara é técnico em Agropecuária formado pela Escola Agrotécnica de São Luís, transformada no Campus Maracanã com a criação dos institutos federais. Ele argumentou que a educação tem também o papel de fortalecer a cidadania e as relações sociais, e ponderou que o índice de analfabetismo nas populações indígenas é ainda elevado, apesar de séculos de aculturação pelos colonizadores. Osvaldo Amorim encerrou o discurso manifestando apoio ao projeto empreendedor do Instituto e às ações e encaminhamentos frente aos cortes orçamentários na instância ministerial.

Sobre a declaração do cacique, Roberto Brandão avaliou que expressam a importância do IFMA não apenas para as populações indígenas alcançadas pelas atividades da instituição, mas diversas outras comunidades, como quilombolas e trabalhadores rurais, além de segmentos presentes nas concentrações urbanas. “Há uma incorporação de ações e programas que faz da inclusão social um dos nossos pontos”, disse o reitor, chamando a atenção para a educação para a cidadania oferecida pelo Instituto.

Conselho

Em cada unidade descentralizada do IFMA, o CONDIR integra a estrutura básica dos campi e campi avançados, conforme regimento interno disposto pela Resolução n° 124/2018 do Conselho Superior (CONSUP), constituindo um dos órgãos colegiados comuns às unidades (os demais são o Colegiado de Curso e os Conselhos de Classe). O CONDIR é presidido pelo diretor-geral da unidade (membro nato), e os demais membros são eleitos para mandato de dois anos pelos pares de diferentes segmentos (técnicos-administrativos, professores e estudantes). Além destes segmentos, os conselheiros advêm de outras representações: gestão local dos municípios com presença de campi ou campi avançados; Reitoria; estudantes egressos; sociedade civil; e sindicatos.

Conselho Diretor do Campus IFMA Barra do Corda

(Conselheiros empossados)

– Marinete Moura da Silva Lobo (diretora-geral)

– Teresa Cristina Sousa Monteiro (representante suplente da Reitoria)

– Carlos Eduardo Penha Everton (titular da gestão educacional do Campus)

– Antônio Vitor Ribeiro dos Santos (titular da gestão administrativa do Campus)

– Lamarck Souza Alcântara Araújo (titular do segmento técnico-administrativo)

– Felipe Silva e Silva (titular do segmento técnico-administrativo)

– Maria Anúzia Dantas Duarte (titular do segmento docente)

– Reinaldo Antônio da Silva (titular do segmento docente)

– Amanda Sousa Santos (titular do segmento estudantil)

– Mariana da Costa Souza (titular do segmento estudantil)

– Bruna Gonçalves de Sousa Bonfim (titular da sociedade civil – Secretaria Municipal de Educação)

– Navia Maria de Medeiros Santos (suplente da sociedade civil – Secretaria Municipal de Educação)

– Silvana Pereira de Almeida (suplente do segmento sindical – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão / SINPROESEMMA)

Fim do conteúdo da página