Página Inicial > Notícias > Campus entre os finalistas do Prêmio Sebrae

Campus entre os finalistas do Prêmio Sebrae

A ideia do projeto de extensão “Calvário Cultural” teve origem em pesquisas científicas na área da economia solidária.
  • Ascom, com informações do campus
  • publicado 05/06/2019 10h41
  • última modificação 05/06/2019 10h41

O Instituto Federal do Maranhão – Campus Barra do Corda – é finalista, categoria Ensino Superior, da etapa estadual do Prêmio Sebrae, com o Projeto de Extensão “Calvário Cultural”, cujo objetivo principal foi o de realizar um evento com base no empreendedorismo econômico solidário, incluindo apresentações dos corais das redes de ensino público da cidade, das obras da literatura local e também de apresentação dos artistas da terra, com o envolvimento de microempreendedores locais, como os artesãos barra-cordenses.

No primeiro ano, apesar do êxito do projeto, os objetivos não foram atingidos de maneira efetiva. Em 2018, as professoras Mayana Diniz, Luciana Helena e a diretora do campus, pedagoga Marinete Moura, que compõem a equipe organizadora, reformularam alguns pontos, e os alunos das turmas do curso de bacharelado em Administração foram envolvidos, participando ativamente da execução. “Teve-se assim um “laboratório” voltado aos futuros bacharéis, para a aplicabilidade da base teórica adquirida em sala de aula. Além disto, para a efetivação do projeto, o Campus Barra do Corda contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Igreja do Calvário”, conta a diretora do campus, Marinete Moura.

Segundo ela, a culminância da segunda edição se deu no dia 15 de dezembro de 2018, tendo início no final da tarde e se estendendo pela noite, no chamado Morro do Calvário, ponto turístico da cidade de Barra do Corda, e que deu origem ao nome do projeto. “Houve várias apresentações de artistas locais, declamações dos poetas cordinos, exposição da culinária típica da cidade e do artesanato”.

Com o sucesso dessa segunda edição, acrescenta a diretora, a equipe organizadora iniciou o planejamento já neste primeiro semestre de 2019, com vistas à ampliação do projeto, por meio de uma programação mais estruturada de capacitações para os microempreendedores locais e para os outros participantes da área artístico-cultural. Assim, pretende-se fomentar o desenvolvimento local, sob pilares sociais, culturais, econômicos e sustentáveis.

registrado em: