Página Inicial > Notícias > Alunos conhecem banco de dados e publicações do IBGE

Alunos conhecem banco de dados e publicações do IBGE

O analista de planejamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), professor João Ricardo Costa Silva, divulgou em suas palestras as potencialidades das informações produzidas pelo órgão.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus.
  • publicado 21/05/2019 13h02
  • última modificação 21/05/2019 13h02

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Barra do Corda realizou – em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – o evento “Conhecendo o Potencial do Banco de Dados e das Publicações do IBGE para Pesquisas Científicas e Acadêmicas”, no início do mês de maio.

Alunos do curso superior de bacharelado em Administração do IFMA Barra do Corda e de outras instituições de ensino da cidade, conheceram o potencial do banco de dados e das publicações do IBGE, ricas fontes para pesquisas científicas e acadêmicas.

A iniciativa também ofereceu uma oportunidade para os alunos consolidarem os conteúdos abordados nas disciplinas de Estatística Aplicada à Administração e Microeconomia ministradas no curso superior de bacharelado em administração.

Com duas palestras ministradas pelo Analista de Planejamento do IBGE, o professor João Ricardo Costa Silva, o evento contou com inscrições e a participação da comunidade local. “Foi gratificante realizar este trabalho de divulgação das potencialidades das informações produzidas pelo IBGE em uma Instituição de Ensino reconhecida por sua excelência na formação de profissionais”, ressaltou.

O analista, disse ainda, que ao se apresentar os dados e sua forma de acesso, especialmente pela ferramenta SIDRA na elaboração de tabelas e cartogramas, abre-se uma janela de oportunidades para o uso em pesquisas e futuros trabalhos profissionais. “O momento foi importante, uma vez que permitiu aos participantes ampliarem os horizontes com o uso de dados oficiais estatísticos em seus trabalhos, bem como ter meios de conhecer melhor sua realidade para um maior exercício da cidadania”, afirmou.

O evento registrado como projeto de extensão no campus aliou a teoria aprendida em sala de aula com a prática e vivência dos alunos com a manipulação dos conceitos aplicados da estatística.

O envolvimento dos alunos com este tipo de projeto permite a eles construir suas próprias relações e perceber que tudo o que foi estudado é realmente aplicado no contexto real. O ensino de Estatística tem papel fundamental no desenvolvimento de várias habilidades que podem contribuir para a formação cidadã de todos os alunos.

A atitude de apresentar este tipo de envolvimento de vivência da realidade e aplicação dos conceitos traz a discussão e reflexão sobre como os conteúdos estatísticos estão dispostos no currículo da disciplina aplicada a administração, de acordo com as propostas pedagógicas apresentadas em sala e defendida pela coordenação do curso em questão”, registra Carla Danúbia de Santana Coelho, professora de Matemática do IFMA Campus Barra do Corda, e uma das coordenadoras do projeto de extensão.

Os alunos do curso de Ensino Médio técnico em Administração também ministraram a palestra dentro da programação. “Oferecer, por meio de uma palestra técnica do IBGE, um momento interdisciplinar e integrador entre os conteúdos das disciplinas de Estatística Aplicada à Administração e Microeconomia, é essencial para que o aluno, futuro administrador, entenda a necessidade da prática de pesquisas aplicadas para orientar o seu processo de tomada de decisão de negócios e análises mercadológicas, principalmente diante de recursos cada vez mais escassos”, afirma Harry Hamming III, professor de economia do IFMA Barra do Corda e também coordenador da ação extensionista.

Para a enfermeira do campus e coordenadora da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), “a palestra realizada pelo professor João Costa trouxe para nós pesquisadores e estudantes, que estão iniciando na vida científica, uma nova perspectiva e abrangência na coleta de dados estatísticos do IBGE, com seu potencial para elaboração de ações públicas a nível local ou nacional, de acordo com a realidade estudada. Na apresentação nos foi mostrado opções ainda pouco conhecidas para investigação científica, como a coleta qualitativa, necessária apara elaboração de trabalhos das áreas sociais, humanas e da saúde”.

Além de muitos outros servidores presentes, a comunidade local se fez presente e o senhor José Astrogildo de Sousa, locutor de rádios locais e pessoa da imprensa apresentou seu relato quanto ao evento. “Foram apresentados dados seguros e preciosos de diversas realidades brasileiras. E eu, em particular, como pessoa que trabalha na imprensa, preciso trabalhar com dados e informações seguras. Agradeço imensamente por ter tido a oportunidade de participar deste momento, juntamente com inúmeros jovens, o acolhimento que teve o IFMA Campus Barra do Corda à comunidade. Reconheço também a importância existente dentro do site do IBGE, (…) o que falta para mim agora é buscar entender melhor, navegar neste site e explorar ao máximo para enriquecer minhas reportagens. Melhores impressões e aproveitamento grandioso!”, concluiu.