Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMA participam de Seminário das Águas
Início do conteúdo da página Notícias

Estudantes do IFMA participam de Seminário das Águas

Alunos de Administração e Comércio do Campus Barra do Corda participaram do evento promovido pelo SEBRAE em Grajaú.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 10/05/2019 14h40
  • última modificação 10/05/2019 14h40

Estudantes do curso técnico em Comércio e do Bacharelado em Administração do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Barra do Corda participaram do Seminário das Águas, realizado no dia 26 de abril no auditório do Campus Grajaú. O evento foi promovido pelo SEBRAE e parceiros, proporcionando debates sobre os atuais problemas ambientais da bacia hidrográfica do Rio Mearim e de seus principais afluentes localizados na Microrregião do Alto Mearim. O Rio Mearim é um dos principais rios da região tanto para os municípios de Formosa da Serra Negra e Grajaú quanto para Barra do Corda.

A participação dos alunos foi oportunizada por meio de um projeto de visitas técnicas para viagens de curta distância do IFMA Campus Barra do Corda. “O evento trouxe uma rica abordagem sobre legislação ambiental, levantando um diagnóstico da região sobre o passivo ambiental pelo qual todos nós somos responsáveis”, destaca o professor de direito do IFMA Campus Barra do Corda, José Maria de Aquino Júnior, que compôs a equipe organizadora da visita técnica orientada.

Na ocasião, os alunos participaram de uma mesa redonda e debateram com especialistas sobre os atuais desafios ambientais dessa microrregião maranhense, além das ações necessárias para solucionar os problemas identificados de destruição das nascentes, degradação das margens dos rios da região em que moram, poluição das águas e pesca predatória.

“Como são alunos de Administração e de Comércio, acredito que tiveram uma oportunidade de desenvolver a capacidade crítica de reconhecer problemas de ordem ambiental que afetam diretamente a região em que vivem, absorvendo ainda em sua formação acadêmica habilidade e competência para propor ações efetivas na solução de tais problemas, como por exemplo, apoio às micro e pequenas empresas rurais e ao turismo rural na região”, afirma o coordenador do projeto de visita técnica orientada, o professor de economia do IFMA Campus Barra do Corda, Harry Hamming.

Após palestras e debates pela manhã e tarde, ao final do dia, os alunos visitaram a nascente de um afluente do Rio Grajaú e puderam constatar na prática a urgência de ações efetivas e integradas entre governo e comunidade local para reverter o já avançado processo de degradação ambiental.

registrado em:
Fim do conteúdo da página