Página Inicial > Notícias > Cineclube exibe documentário sobre crianças com déficit de aprendizagem

Cineclube exibe documentário sobre crianças com déficit de aprendizagem

Produção retrata o cotidiano dos alunos da Escola Isabel Cafeteira, da cidade de Barra do Corda.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 30/04/2019 18h05
  • última modificação 30/04/2019 18h10

No dia 26 de abril, o Cineclube do Campus Barra do Corda, em parceria com o projeto Robin Hood, exibiu o documentário “Meninos da Barra” para os alunos da turma 2 de Edificações e turma 5 de Química. O documentário retrata o cotidiano dos alunos da Escola Isabel Cafeteira e o trabalho dos professores que se dedicam ao ensino de crianças com déficit de aprendizagem, ao mesmo tempo em que busca apresentar a realidade de cada uma dessas crianças, seus desafios, sonhos, família. A produção mostra ainda a cidade de Barra do Corda numa perspectiva nova, numa escala de realidades muitas vezes ignoradas pela sociedade.

Após a exibição do documentário, foi realizada uma rodada de conversas, momento em que os estudantes indagaram sobre questões exibidas no documentário, mas, também, sobre a origem do Projeto Robin Hood, atividades desenvolvidas, subsídio, etc. Por ser um material que mostra uma atividade filantrópica desenvolvida na cidade, houve um grande interesse dos alunos, não só em conhecer, como em ajudar o projeto.

De acordo a coordenadora do projeto, a professora Luciana Helena da Silva, a proposta de aliar cinema ao ensino possibilita pautar discussões que, numa abordagem tradicional, talvez não gerasse a compreensão esperada. “A linguagem cinematográfica, por ser uma abordagem semiótica, por seu poder de síntese, aliada a capacidade de ser democrática promove a sensibilização do espectador para temas antes complexos. Além do mais, o cinema é uma das artes que vêm encantando a humanidade com suas cores, velocidade, levando sonhos e despertando sensações antes desconhecidas.

Neste semestre o Cineclube promoverá um curso de curta duração para os professores da rede municipal de ensino, num projeto de extensão que se destinará a disseminar o uso da sétima arte em sala de aula. Além disso, mensalmente há escolha de uma temática e filme, que é exibido para o público em geral. Há a proposta também de promover, no segundo semestre, um festival de audiovisual, que abrirá espaço para exibição de produções locais.

“O trabalho do Cineclube do IFMA Barra do Corda tenta suprir a carência da cidade, que não tem cinemas. Apesar dos esforços, os desafios de popularizar o cinema ainda são grandes. Contudo, a cada olhar deslumbrado de um estudante, a cada emoção exarada, nós que fazemos o Cineclube fortalecemos a nossa convicção de que não podemos parar!”, destaca a professora Luciana da Silva.

Saiba mais

Robin Hood é um projeto filantrópico, desenvolvido nas dependências da Escola Municipal Isabel Cafeteira e busca auxiliar pedagogicamente os estudantes com déficit de aprendizagem. O objetivo é montar turmas especiais com atividades lúdicas, que possam promover uma aprendizagem efetiva e a inclusão desses alunos. O projeto é coordenado por Cédric de Giraudy, cineasta de origem francesa que veio há aproximadamente quinze anos para o Maranhão e, desde então, desenvolve esse trabalho. O projeto é mantido através de doações, principalmente de cidadãos franceses.