Página Inicial > Notícias > Seminário de Administração estimula a pesquisa no campus

Seminário de Administração estimula a pesquisa no campus

Evento aconteceu entre os dias 13 e 15 de junho e contou com palestrantes de diversas instituições de ensino.
  • publicado 21/06/2018 18h32
  • última modificação 21/06/2018 18h32

O Instituto federal do Maranhão (IFMA) Campus Barra do Corda realizou entre os dias 13 e 15 de junho o II Seminário de Pesquisa Científica em Administração. Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (FAPEMA), através do Edital de Apoio a Eventos Científicos (AREC), o referido seminário  teve por objetivo fomentar a prática de pesquisas científicas para os acadêmicos do curso superior de Administração do IFMA Barra do Corda e, também, para estudantes de cursos técnicos do eixo tecnológico de Gestão e Negócio. As atividades programadas ocorreram no Auditório Olímpio Cruz, em salas de aula e no laboratório de informática da instituição. A programação incluiu  palestras, minicursos, comunicações orais, banners e apresentações culturais durante os três dias do evento.

Com o tema “Pesquisa em Administração: um mundo de possibilidades!”, o seminário consistiu em um projeto de extensão organizado e executado por professores do eixo de Gestão e Negócios do Campus Barra do Corda. O evento contou também com a participação de docentes de diferentes áreas, tais como Filosofia, Letras, Informática e Ciências Sociais. Dentre os palestrantes, foram convidadas a professora Ana Sílvia Rocha Ipiranga, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a professora Vanessa Nunes de Sousa Alencar, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Já o público-alvo é formado por estudantes do IFMA e de outras instituições de Barra do Corda, tais como UniCentro, Anhanguera, IEMA e UAB.

Avaliando a importância da realização de um seminário de pesquisa para a cidade e região, a professora Marinete Moura, diretora do Campus Barra do Corda, comenta que “um evento como esse é de fundamental importância para as práticas curriculares no ensino superior das instituições participantes. A pesquisa científica é extremamente relevante para o desenvolvimento do conhecimento em qualquer área acadêmica. Na administração, embora a origem da pesquisa seja recente, verifica-se um mundo de possibilidades para a sua aplicação e sua prática traz melhores soluções para os problemas encontrados e melhores visões para as inovações”.

A professora enfatiza, ainda que a “dimensão da pesquisa no Campus Barra do Corda avançou bastante após a implantação do curso superior Administração (bacharelado) e que o percurso a ser trilhado na pesquisa requer a realização de seminários como este para reflexões, discussões, socialização de experiências exitosas dos pesquisadores convidados para ministrarem palestras e minicursos e para, principalmente,  despertar em professores e alunos o desejo de se tornarem grandes pesquisadores”, finaliza.

Segundo o professor Valério de Carvalho Filho, coordenador do seminário e também do curso superior de Administração do IFMA Campus Barra do Corda, “nós, professores do eixo de gestão e negócios, assim como os demais professores atuantes no curso, estamos felizes com os resultados do evento. Acredito que alcançamos nosso objetivo, pois tivemos a submissão e apresentação de vários trabalhos acadêmicos por parte dos alunos. Ou seja, houve envolvimento prático com o mundo da pesquisa. Além disso, a interação entre os alunos e os palestrantes convidados (que trouxeram temas incríveis) foi também positiva: alguns projetos envolvendo os mesmos surgiram a partir de conexões que aconteceram durante o evento. Foi um sucesso”, concluiu.