Página Inicial > Notícias > Campus sedia audiências públicas de cidadania

Campus sedia audiências públicas de cidadania

Evento reuniu representantes de órgãos de controle social atuantes no Estado, que discutiram ações de fiscalização da gestão pública
  • publicado 10/05/2017 10h03
  • última modificação 10/05/2017 10h04

O evento “Audiências Públicas de Controle Social e Cidadania”, da Rede de Controle da Gestão Pública, foi realizado em 20 de abril (quinta-feira), no campus do IFMA em Barra do Corda. Com a presença de representantes de diversos órgãos de controle em atuação no Estado do Maranhão e de outros segmentos da sociedade, o debate teve o propósito de fortalecer a participação dos cidadãos na gestão pública.

As audiências organizadas pela Rede de Controle, entidade composta por órgãos de fiscalização, auditoria e controle interno e externo, têm o objetivo de promover ações voltadas para o monitoramento da gestão pública, a fim de diagnosticar e combater a corrupção, incentivar e fortalecer o controle social, compartilhar informações e documentos, bem como fomentar o intercâmbio de experiências e a educação fiscal para a cidadania. Participaram do evento na unidade do IFMA: Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público do Maranhão (MP-MA), Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), Secretaria de Transparência e Controle (STC) e Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ). Estavam ainda presentes agentes públicos e conselheiros municipais, lideranças comunitárias, estudantes de escolas das redes municipal e estadual, e do próprio Instituto, além da população em geral.

Na ocasião, a CGU distribuiu material impresso com orientações aos cidadãos para a participação na gestão pública e o exercício do controle social. Também foram disponibilizadas informações importantes para o acompanhamento de ações de valorização dos profissionais da educação, assim como do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). Durante o seminário, a SEFAZ apresentou o Programa de Educação Fiscal, e o TCU sensibilizou os participantes para a importância da denúncia estruturada, fornecendo ainda impressos contendo orientações de conselheiros de saúde.

Rede

Centro de decisão que reúne organizações do setor público (dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário) e entidades relacionadas, a Rede de Controle da Gestão Pública busca aprimorar a efetividade da função de controle do Estado sobre a gestão pública. A partir de março de 2009, com a celebração de um protocolo de intenções por autoridades das instituições envolvidas, a Rede iniciou sua efetivação, realizando oficinas de trabalho em Brasília e implantando subsidiárias nos Estados. Para atingir seus objetivos, o centro adota a estratégia de ampliar e aprimorar, expressa e efetivamente, a articulação de parcerias entre os órgãos públicos e as entidades, nas diversas esferas da administração pública, com a formação de rede de âmbito estadual e federal.

GALERIA DE IMAGENS