Página Inicial > Notícias > Jornada Pedagógica planeja semestre letivo do Campus

Jornada Pedagógica planeja semestre letivo do Campus

Em três dias de programação, a comunidade do Instituto envolveu-se em atividades voltadas para a realização de ações
  • por Assessoria de Comunicação
  • publicado 14/02/2017 11h56
  • última modificação 14/02/2017 12h02

No período de 6 a 8 de fevereiro (segunda a quarta-feira), os servidores do IFMA no Campus Barra do Corda realizaram a Jornada Pedagógica, evento voltado para o planejamento das atividades letivas na unidade. A programação incluiu a apresentação de relatório de gestão referente ao ano anterior, de todos os setores (departamentos, núcleos e coordenações), assim como o planejamento de ações a serem executadas no primeiro semestre de 2017.

Segundo informações do Campus, a Jornada Pedagógica foi organizada pelas Diretorias Geral, de Desenvolvimento de Ensino (DDE) e de Planejamento e Gestão (DPG), tendo coordenação da pedagoga Islani de Oliveira Silva. Além dos servidores técnicos e docentes, o evento teve participação do corpo discente, representado pelo aluno Max Sávio, que apresentou o plano de ação para 2017 do Grêmio Estudantil Ary Fernandes.

Programação

A Jornada Pedagógica do Campus Barra do Corda envolveu minicursos, oficinas e debates. As intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Silvana Pereira de Almeida e Geissykelly Cordeiro da Silva, do Núcleo de Assistência ao Educando (NAE), apresentaram o minicurso “LIBRAS – Mãos que falam”, e a equipe do setor de saúde – enfermeira Danielle Oliveira e técnicas em enfermagem Débora Caldas e Gabriela Parentes – ministraram minicurso sobre primeiros socorros.

Quanto às oficinas da Jornada, os temas foram variados: estratégias e metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, pela diretora-geral Marinete Moura Lobo; cadastro de projetos de extensão no Sistema Unificado da Administração Pública (SUAP), por André Brasil, chefe do Departamento de Extensão e Relações Institucionais (DERI); nivelamento de informações para encaminhamentos de documentação para o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), pelo professor Harry Hamming, presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) do Campus Barra do Corda. Esta última oficina teve como palestrante a assistente em administração Samantha Rodrigues, da CPPD-Central do IFMA.

O encontro também discutiu temáticas pertinentes à organização pedagógica da instituição, como planos de aula e de trabalho, além da elaboração do calendário escolar.

GALERIA DE IMAGENS